Mindful Eating: por onde começar?

Mindful Eating é a habilidade de aliviar o sofrimento com a comida e o corpo e construir um relacionamento que vale a pena ser vivido.


Para aumentar essa habilidade em você é preciso treinar, logo isso significa colocar a mão na massa e esse texto tem a intenção de ajudar você como começar.


PASSO 1 – Faça perguntas


Por uma semana se pergunte: Como estou me relacionando com a comida?


Quando fazemos uma pergunta várias vezes e pensamos sobre ela é natural que nossa mente direcione a atenção para o assunto. Já percebeu que quando você quer comprar algo de repente começa a ver isso em todos os lugares?


A cada resposta para essa pergunta, vá coletando percepções que aparecem. Encorajo você a notar em um caderno ou mesmo no celular. Você tem permissão para fazer essa pergunta e ouvir as respostas sem julgamento (ps. Meu trabalho aqui é só lembrar você de uma permissão que você sempre teve).


Abaixe segue um guia de investigação que surge dessa pergunta:


  • Onde você come? Sala? Cozinha? Fora de casa? Ou outro?

  • De onde vem a comida que você come? Restaurante? Aplicativo de comida? Da sua cozinha?

  • Quem faz sua comida? Você? alguém na sua casa? Alguém no restaurante?

  • Como é o clima da casa ou do lugar que você come? Silencioso, barulhento, escuro, claro?

  • Como está sua postura enquanto você come? Uma mão no garfo e outra no celular? Uma mão no garfo e outra no controle? Sentada confortável? Sentada desconfortável?

  • Quando você termina de comer, o que está presente? Se sente feliz? Ou satisfeita? Ou parece que tem algo faltando? Tem um pedido de comer algo gostoso?

Essas perguntas e a investigação irão ajudar a você a descrever baseado na sua experiência como está seu relacionamento com a comida


Passo 2 – Convide seu corpo para comer


Isso pode parecer estranho porque seu corpo está sempre com você quando você está comendo. E ao mesmo tempo, com muita facilidade comemos nossos pensamentos e não fazemos ideia sobre a comida que está entrando para dentro do corpo. E qual é o resultado disso? Desconexão, esforço para ser saudável, culpa, insatisfação e muitas outras coisas.


Para começar a convidar o corpo é simples! Sinta seus pés no chão quando você pisa no lugar em que irá comer, pode ser sua cozinha, o restaurante ou qualquer lugar. Apenas leve sua atenção para os pés e você pode até dizer mentalmente “Agora estou caminhado para perto da comida e estou ciente de que estou caminhando até a comida”.


Esses dois passos te darão tudo o que você precisa para começar a praticar Mindful Eating.


Se você gostaria de saber um pouco mais sobre o que é Mindful Eating confira o texto que inscreve clicando aqui.


Com Carinho, Driele

136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo