Você ama comer? Como demonstra isso?

No último final de semana tive uma nova experiência de como a atenção curiosa é impactante. Para quem não sabe, tenho vivido de uma forma mais nômade, com uma mala vou morando e trabalhando online em várias cidades. Bem longe de onde nasci estava em Arambaré - Rio Grande do Sul, uma cidade banhada pela linda laguna dos patos e com apenas 4 mil habitantes.


No sábado com um guia fomos fazer um trilha e no final da trilha tinha alguns gaúchos com suas vestimentas tradicionais e ao chegarmos fomos muito acolhidos, experimentamos o famoso churrasco gaúcho, nos chamaram para sentar, tomar a cachaça feita com butiá, e cantaram e tocaram músicas que disseram que são especiais para eles. Mesmo contando para vocês, não consigo descrever como foi sentir a presença deles.


Sabe quando você vai tomar café com alguém e essa pessoa esquece completamente o celular e olha para você como se estivesse realmente curiosa e genuinamente interessada na conversa de vocês?

Toda aquela presença me emocionou muito, como a atenção das pessoas é o que de fato pode nos ajudar a sentir em casa.


Quando vivemos experiências fortes assim, sentimos no corpo sua potência, até notei pensamentos “Nossa eles fizeram tudo isso para gente”, às vezes nos desacostumamos a estar nessa presença sincera.


E com a comida não é diferente. Imagine que a cultura da dieta nos convenceu que devemos nos sentir mal ao comer o que gostamos, você já deve ter escutado a frase “Meu problema é que eu gosto de comer”.


O que aconteceria com a relação com a comida se pudéssemos oferecer a nossa presença curiosa, e se realmente demonstrarmos o amor pela comida ao prestar atenção, curiosa, saboreando, honrando sua origem!


Esse é meu convite para você esse final de semana: dê a sua presença para a comida! Sente-se com ela como se ela fosse uma convidada de honra, pegue com as mãos ou garfos como se fosse algo precioso (é na verdade é algo precioso). Depois você pode até responder esse email contando o que notou.


E se você tem desafios de como fazer isso, faça aqui meu convite para conferir o Destravando o Comer Compassivo no dia a dia que inicia em maio.


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo